TERCEIRO ENCONTRO (19/03/2008)

Educadores presentes:
Sales, Márcia, Milton, Kátia, Jucineide e Antonete.

Desenvolvimento:
Milton e Márcia fizeram uma breve exposição o trabalho sobre a surdez numa perspectiva inclusiva, recordando que surdos e ouvintes têm estruturas lingüísticas diferentes. Ainda sobre este assunto, apresentaram uma bibliografia básica que servirá de referência para o estudo no primeiro momento (30 minutos) de cada encontro do curso de aperfeiçoamento. Dos livros indicados, o primeiro a ser estudado será: SKLIAR, Carlos (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

Como momento de aquecimento para o estudo, fizemos circular entre o grupo um papel em branco com uma pequena mancha de café, solicitando que cada um falasse o que estava vendo ali. Nesse sentido, tivemos algumas respostas, como: ‘pensei em vida na infância, lembra lago barrento no qual tomava banho quando criança’; ‘lembra contorno de um país, espécie de mapa’; ‘parecem flores desidratadas’; ‘a mancha de café me remete ao gosto do café, elemento afetivo, vínculo, de valor simbólico, lembra a relação com minha família’.

Logo depois deste momento, concluímos a atividade de aquecimento com a leitura do texto ‘A marca de giz’, sinalizando as respostas criativas do grupo e relacionando as idéias partilhadas como o estudo do texto de Pedro Demo, especialmente quando ele trata da lógica como um elemento que não deve ser compreendido simplesmente pelo que nos aparece como óbvio, mas que se encontra nas entrelinhas.

Retomamos e concluímos o estudo do texto de Pedro Demo – Primeira Parte – Componente do Saber Pensar.

Ao final do encontro, solicitamos que fosse reservado um tempo de estudo para o curso de aperfeiçoamento no encontro de planejamento de professores marcado para o dia 29 de abril e combinamos que estudaríamos o texto ‘Formação do educador-pesquisador: desejos e possibilidades’, de Kelma Socorro Lopes de Matos e Sofia Lerche Vieira.

Referência
DEMO, Pedro. Saber pensar. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000 (Guia da escola cidadã; v.6).
CENTRO NORDESTINO DE EDUCAÇÃO E ANIMAÇÃO POPULAR - CENAP. Almanaque de metodologia da educação popular. Recife, CEPE, s/d.

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