OITAVO ENCONTRO (30/04/2008)

Educadores presentes:
Marilene, Cleide, Jucineide, Sales, Kátia e Jussara.

Desenvolvimento:
Iniciamos nosso encontro com uma reflexão a partir do texto: A muleta da vovó. Nosso objetivo foi introduzir o estudo ao texto de Selma Garrido Maria Socorro Lucena.

Desenvolvemos um estudo inicial do primeiro texto (páginas 33 a 57), refletindo sobre algumas idéias, como:
+ Estágio = parte prática do curso de formação de profissionais, em contraposição à teoria?
+ Currículos de formação = aglomerados de disciplinas isoladas entre si sem explicitação de seus nexos com a realidade que lhe deu origem.
+ A prática baseada na imitação de modelos não é suficiente e apresenta limites: nem sempre o aluno dispõe de elementos para ponderar criticamente os modelos e o conceito de bom professor é polissêmico, passível de diferentes interpretações.
+ A prática como imitação de modelos parte do pressuposto de que a realidade do ensino é imutável e os alunos que freqüentam a escola também o são.
+ A função do professor na perspectiva da imitação dos modelos seria observar e tentar reproduzir a prática modelar.

Esgotado o tempo de estudo do grupo, concluímos nossas atividades deste dia.


Texto de estudo para o encontro do dia 30/04/2008:
Sugerimos continuidade do estudo do texto*: Estágio: diferentes concepções (páginas 33 a 57); Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua (páginas 125 a 141). PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. No entanto, por solicitação de Professora Antonete, resolvemos adiar, tendo em vista um estudo sobre a elaboração de pôster.

* O estudo do texto de PIMENTA e LIMA deverá ser retomado a partir da página 36.

Referências
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Magistério e mediocridade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

0 comentários:

Postar um comentário