SEXTO ENCONTRO (16/04/2008)

Educadores presentes:
Cleide, Kátia, Everaldo, Rosa, Sales, Jussara, Jucineide e Antonete.

Desenvolvimento:
Apresentamos ao grupo um vídeo sobre Aprendizagem Colaborativa, pontuando sua escolha em função da atividade a que estávamos programados para o dia: a construção coletiva de textos, a partir das perguntas que versam sobre nossas práticas docentes.

Iniciamos o estudo desse dia partilhando as leituras sobre formação docente a partir de citações do texto de Leme enviadas para o grupo de discussão do professores da FACESA e disponibilizadas no blog do curso de aperfeiçoamento: estudosfacesa.blogspot.com. Com o referido estudo, pretendíamos fundamentar teoricamente a construção coletiva de textos.

Realizamos a leitura em conjunto das colaborações enviadas para o endereço do grupo de discussão e/ou para o blog. A partir da leitura dos referidos textos, sinalizamos a importância do trabalho colaborativo e da interação para o estímulo de sistematizações escritas da prática docente.

Esperamos que teoria e prática aqui esboçadas estimulem aos docentes da FACESA o registro reflexivo de suas práticas na docência, em especial no ensino superior.

Previsão de atividade extraordinária:
Consultando o grupo, decidimos convidar a professora Brasilena para exposição de sua pesquisa de Doutorado, no dia 23 de abril, às 15 horas. Nesse sentido, informamos que a atividade conta horas no aperfeiçoamento.

Texto de estudo para o encontro de 30/04/2008:
+ Estágio: diferentes concepções (páginas 33 a 57); Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua (páginas 125 a 141). PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Apresentar uma apreciação crítica)

Lembramos que nesse dia também estaremos discutindo o texto de Skiliar, sugerido por Márcia e Milton.

Os textos já se encontram disponíveis com Antonete, na pasta que criamos para o grupo.

Referência
LEME, Taciana Neto. Os conhecimentos práticos dos professores: (re)abrindo caminhos para a educação ambiental na escola. São Paulo: Annablume, 2006.

0 comentários:

Postar um comentário