QUINTO ENCONTRO (02/04/2008)

Educadores presentes:
Cleide, Everaldo, Rosa, Sales, Márcia, Milton, Jucineide e Antonete.

Desenvolvimento:
Márcia orientou o estudo do texto ‘Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças’, de Carlos Skiliar, solicitando ao grupo uma leitura a partir de seus componentes relevantes: conceito de diferenças, história da educação de surdos/ trajetória, ouvintismo/etnocentrismo, fracassos educacionais, minoria surda, fracassos educacionais, minoria surda e conclusões. Para isso, disponibilizou cópias do mesmo e um roteiro de fichamento.
Em relação à inclusão de surdos, tratou de temas como o estudo da língua de surdos, a identidade do surdo, ouvintismo e etnocentrismo.

Milton trabalhou saudações em Libras, junto ao grupo.

No aquecimento para o segundo momento de estudo do grupo, orientamos o desenvolvimento do desenho integrado (distribuímos caneta hidrocor e papel entre todos. A um sinal solicitamos que cada um começasse a desenvolver qualquer desenho, depois pedimos que passasse o papel para o colega da direita, cabendo a este observar o desenho iniciado e dar continuidade. Os papéis percorreram todo o grupo até chegar a cada pessoa que iniciou o desenho).
Partilhamos em grupo as sensações de cada um ao desenvolver esta atividade. Registramos algumas delas, como: sentimento de complementação, de que é difícil começar, mas tornasse gostoso ver o outro dando continuidade àquilo que construímos; medo de estragar a arte iniciada pelo outro; não fiquei preocupado se iria estragar o trabalho do outro, mas fiquei atenta no que poderia contribuir; dúvida se os outros iriam dar continuidade aos que estava pensando.

Utilizamos essa dinâmica para motivar a atividade de produção coletiva de textos a partir das respostas às perguntas que lançamos logo no primeiro encontro. Como o tempo de estudo estava esgotado, orientamos o encaminhamento da proposta:

Até sexta-feira (04/04/2008) todos devem enviar suas respostas para o endereço de e-mail cidadaniaplanetaria@yahoo.com.br ou para o e-mail do grupo de discussão da FACESA.

As referidas respostas serão postadas no blog EFES (Espaço Facesa de Estudos): estudosfacesa.blogspot.com

Os integrantes do grupo de estudo deverão acessar o blog acima, ler as respostas dos colegas e tecer seus comentários, indicar novas questões, sugerir o aprofundamento de determinados aspectos etc.

Com este exercício queremos construir colaborativamente textos relacionados à Prática docente de educadores da Facesa, tendo em vista fomentar a produção de textos acadêmicos e a apresentação destas sistematizações em eventos científicos.

Cada integrante deve ler as considerações feitas acerca de suas respostas e reescrevê-las em formato de texto, apresentando esta produção no próximo encontro (16/04/2008).

Solicitação:
Estamos solicitando de todos a permissão para que sejam habilitados como autores no blog do EFES. Uma vez feito o convite neste sentido, será enviado um recado por e-mail.

Para entender como lidar com blog, especialmente postando mensagens há um blog que dá boas orientações: salasvirtuais.blogspot.com

Por que decidimos utilizar o blog? Blog é um recurso no qual podemos postar nossos materiais, viabilizando o acesso e permitindo a construção coletiva a que nos propomos.

Programação de leituras:
Para o encontro de 16/04/2008:
+ Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças’, de Carlos Skiliar (Apresentar fichamento)

Para o encontro de 30/04/2008:
+ Estágio: diferentes concepções (páginas 33 a 57); Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua (páginas 125 a 141). PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Apresentar uma apreciação crítica)

Obs: Estaremos criando uma pasta com todos os textos de estudo no grupo, disponibilizando-a na fotocópia/ Facesa.

Os trabalhos/produções escritas e a participação no blog contarão como hora/aula.

Referência
SKLIAR, Carlos (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

0 comentários:

Postar um comentário