DÉCIMO ENCONTRO (04/06/2008)

Educadores presentes:
Jussara, Jucineide, Sales, Antonete, Cleide, Kátia, Silvio, Maryvalda e Rosa.

Desenvolvimento:
Nesse encontro promovemos a exposição de relatos sobre autobiografia, memorial e portifólio, contanto com a colaboração de Sales, Silvio e Maryvalda respectivamente. A respeito destes instrumentos foram desenvolvidas as seguintes considerações:

Autobiografia:
No primeiro semestre do curso de pedagogia os educandos estão sendo estimulados a escrever a sua autobiografia com foco na História da Educação. Para isso, o educador da referida disciplina discute referências sobre a escrita autobiográfica, desenvolve dinâmicas que visam estimular a memória, expõe a sua própria autobiografia e histórias de outras pessoas, orienta a construção de projeto de escrita autobiográfica, norteando a realização desta.
Sugere-se que a partir das autobiografias os educandos comecem a pensar nos temas de pesquisa, destacados das escritas a partir de uma análise que envolve educador e educandos. Além disso, esta produção acadêmica pode ser retomada no segundo semestre, tendo em vista a continuidade do trabalho.

Memorial:
O memorial focaliza a vida profissional. É uma espécie de currículo descritivo.
Como é uma atividade proposta também no primeiro semestre, na disciplina Metodologia do Estudo, nele podem ser registradas vivências que levaram a escolher o Curso de Pedagogia e, especialmente, uma apreciação pessoal sobre o desenvolvimento no primeiro semestre (Qual a colaboração das disciplinas em minha vida acadêmica? ß Idéia de mudança/ espécie de avaliação).

Portifólio:
Estrutura de acompanhamento da aprendizagem. Nele podem ser guardados o que é mais significativo para os educandos nas disciplinas oferecidas nos semestres do curso. Funciona como aquilo que atrai, que é o desejo do educando, que pode ser direcionado para a pesquisa.
Nele podem ser identificados os blocos temáticos da pesquisa.
É um meio de dar matéria à formação do educando, isto é, resignificar o motivo das escolhas, do que é significativo no memorial.


Para o próximo encontro:
Propomos para o próximo encontro do Curso de Aperfeiçoamento uma avaliação deste, tendo como referência o projeto inicial, a participação dos educadores nos encontros, o direcionamento que foi dado no primeiro semestre de 2008 e as propostas para o segundo.

0 comentários:

Postar um comentário