Educadores presentes:
Everaldo, Kátia, Rosa, Brasilena, Cleide, Antonete, Jucineide, Jussara, Marilene e Sales.
Desenvolvimento:
Nesse encontro Professora Brasilena apresentou ao grupo a sua tese de dissertação – Abordagem Clatec*: uma proposta de ensino de música incluindo educandos com deficiência visual.
A exposição foi dialogada, a partir de considerações desenvolvidas pelos professores e pela própria relatora, em aspectos relacionados a conteúdo e forma de apresentação. Das considerações registramos algumas, como:
+ O olhar do outro nos permite retornar ao texto para depois ampliá-lo;
+ A reconstrução do texto tem que ir além da escrita (observar o todo; ultrapassar o limite da escrita: não considerar apenas o produto);
+ A crítica, numa produção acadêmica, tem que ser sempre bem-vinda;
+ É relevante socializar o que produzimos. Consideramos que textos como estes devem ser disponibilizados e utilizados em nossas disciplinas no ensino e na extensão.
+ Seria interessante que outras pesquisas ou projetos de pesquisa, desenvolvidos por nossos educadores, fossem apresentadas no grupo;
+ Na exposição da pesquisa, o que interessa são os resultados;
+ Uma questão de pesquisa tem que tratar sempre algo negativo da realidade (uma dificuldade)? O que é mesmo problema de pesquisa?
+ A criatividade do pesquisador também pode está presente na criação da metodologia.
Solicitamos o resumo da tese à Professora Brasilena, disponibilizando-a neste diário, logo abaixo:
Para concluirmos este encontro dirigimos à Professora Brasilena nossa gratidão pela disponibilidade de expor sua pesquisa, contribuindo significativamente com a formação continuada de nossos educadores.
Texto de estudo para o encontro do dia 30/04/2008:
+ Estágio: diferentes concepções (páginas 33 a 57); Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua (páginas 125 a 141). PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Apresentar uma apreciação crítica)
* CLATEC - Sigla na qual cada inicial representa uma atividade musical desenvolvida no método sistematizado pela Professora Brasilena. A saber: C (Construção de instrumento); L (Literatura musical); A (Apreciação musical); T (Técnica); E (Execução); C (Criação).
0 comentários:
Postar um comentário