QUARTO ENCONTRO (29/03/2008)

Educadores presentes:
Jussara, Marilene, Sales, Milton, Jucineide, Rosa, Cleide, Silvio e Antonete.

Desenvolvimento:
Iniciamos o estudo deste encontro com a leitura de uma citação de Göthe feita no final do texto de MATOS e VIEIRA. Após a leitura, cada participante apresentou suas considerações a respeito.

Jucineide facilitou a discussão em torno do texto ‘Formação do educador-pesquisador: desejos e possibilidades’, de Kelma Socorro Lopes de Matos e Sofia Lerche Vieira, utilizando síntese exposta em PowerPoint elaborada pela mesma. O momento foi enriquecido pela reflexão de boa parte do grupo enquanto acontecia a exposição dos slides.

A partir do estudo realizado neste encontro, surgiram algumas indicações:
+ Leitura de texto de Selma Garrido Pimenta sobre Estágio e docência, porque defende a interação entre docência, estágio e pesquisa.
+ Análise de vídeo sobre Cidadania, disponível na FACESA, porque faz considerações sobre as dimensões ensino, pesquisa e extensão.
+ Estudo de pesquisa sobre ‘Práticas instituintes de pesquisa’ (pesquisa do sujeito que se constitui pesquisador pelo exercício da profissão).

Para o próximo encontro, marcado para o dia 02 de abril, solicitamos a todos que trouxessem texto escrito com respostas para as perguntas lançadas desde o primeiro encontro, a recordar:
+ O que desejamos pesquisar em nossa prática docente?
+ Apontar algumas de minhas práticas que, a meu ver, são atitudes de educador-pesquisador.

Referência
MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VIEIRA, Sofia Lerche. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. 2. ed. ver. e atual. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2002.

PAUTA PARA O PRÓXIMO ENCONTRO (02 de abril de 2008):
01. Estudo – Libras e Educação Inclusiva (Márcia)
02. Aquecimento – Desenho integrado.
03. Trabalho com os textos escritos – Produção coletiva.

Lembramos que, para esse encontro, é imprescindível que todos tragam cópia escrita de suas respostas, tendo em vista encaminhamento de produção coletiva de textos.

Solicitamos a todos um esforço para atingirmos a pontualidade, aproveitando melhor o nosso tempo de estudo.

Abraços!
Sales Cunha

0 comentários:

Postar um comentário